sexta-feira, 5 de março de 2010

Aula II

(se é que vos interessa as aulas de um Erasmus, não só as festas…)

O meu departamento (Foto) é conjunto com o de Música por isso já me é muito normal ouvir bateria e guitarra pelos corredores, ou ver um rapaz a praticar guitarra turca em frente aos cacifos e ontem soou por todas as salas a Idioteque dos Radiohead. A escola, e como toda a cidade, é muito amiga de gatos e cães mas imaginem o meu espanto quando a meio de uma aula um pastor alemão entra pela sala adentro e como está quentinha senta-se lá ao pé de um miúdo e ali fica durante a aula…

Bem depois de muita confusão sobre créditos e contas, acabei por ir a quase todas as aulas que me era fisicamente possível, só naquela de ver… Acabei por escolher 5 cadeiras bonitas, são elas:

À segunda-feira, Video-Clip Production onde como o nome indica vou fazer um vídeo-clip mas com fotos (meio stop motion meio time laps que é aquele efeito à BBC em que a câmara está parada e as imagem passam muito rápido e vê-se as nuvens e as árvores a mexerem-se.) e com uma música clássica. O professor não fala inglês mas tenho dois colegas muito simpáticos que me explicam tudo. Facto engraçado: deram-me as musicas para eu passar para o meu computador e eu assim fiz, mas quando cheguei a casa deparo-me com musicas da Sai e dos Kings of Sorrow :o lá pedi ajuda ao Gurbuz ao qual me respondeu muito calmo “eu depois dou-te isso, não te preocupes, temos tempo”, é mesmo à Fotografia. Entretanto vou aprender a mexer no Premiere, porque o movie maker é para meninos, aparentemente.

Terça-feira, Darkroom Techniques II que é uma aula de primeiro ano e toda dada em turco, por isso passo umas horinhas a olhar para o professor que é super simpático a dizer coisas e desenhar esquemas que por acaso eu já sei, por exemplo, os tempos de exposição no papel e no revelador… Já tenho trabalhalhinhos mas, outra vez, como estou a falar do curso de FOTOGRAFIA é tudo a adiar então é para entregar um retrato de um amigo com um papel amarrotado e uma cena preta nas mãos dia 16 de Março. Aqui quem me safa é a Sena, uma rapariga adorável e que tem um namorado que é igual ao Celso (NELSON, se me estás a ler, fica a saber que me lembro de ti todas as terças).

Quarta-feira, passo o dia com os meus companheiros de casa em Portrait Photography e nas Turkish Lessons por isso não há muito mais para dizer.

Quinta-feira, tenho Projecto à tarde com o professor de terça e só somos 5 raparigas. Uma delas chama-se Sinem e sabe dizer três palavras em português e eu fiquei fascinada por ela gostar da minha língua :D Nesta aula vemos os trabalhos umas das outras e falamos deles e todas as semanas tenho que levar coisas novas. O meu projecto é a continuação dos retratos de Famílias Portuguesas mas aqui com famílias turcas, e eu primeiro pensei q ia ser difícil mas as miúdas foram mesmo queridas e disseram que eu podia ir a casa delas e fotografa-las! Até o professor disse “podes ir a minha casa, fotografar-me e à minha mulher e filho”! E este professor é tipo uma junção de Soudo+Pavão por isso fiquei muito entusiasmada mas primeiro vou fotografar aqui por casa porque eles são a minha família neste momento. A grande cena é que algures nas próximas semanas vamos apresentar a ideia aos júris (que nervos e coisinhas na barriga) e eles é que decidem se podemos ir em frente com o projecto ou não. À sexta-feira ninguém deste andar tem aulas :P

Visto assim posso concluir que sim, não faço muito e durmo o suficiente, mas a minha mente está sempre a funcionar à procura de novas ideias. O mais chato são os espaços mortos, passo muito tempo sozinha a ouvir o meu Ipod porque há muito pouca gente que fala inglês mas espero que com o tempo eles comecem a dar de si e eu de mim.



FLASHMOB

Participei num Flash Mob no centro comercial Cevahir com outros alunos turcos e Erasmus numa forma de chamar a atenção sobre os preços altos das viagens para fora e dentro da Túrquia. Foi muito divertido estar durante cinco minutos paradinha a “falar ao telemóvel” :D

Beijinhos portugueses,

tenho dito,

Marta.

2 comentários:

  1. Era para ter participado em dois flashmobs aqui em barcelona, mas num estava doente e no outro estava a chover torrencialmente! Depois quero ver o teu videoclip :D beijinhossss aos três

    ResponderEliminar
  2. Essa universidade deve ser mesmo muito interessante. *

    ResponderEliminar