sábado, 20 de fevereiro de 2010

Contas à vida

A Mariana fez anos!!! E depois de muitas voltas até ao centro de Istambul ela conseguiu um telemóvel por 50 liras, aqui mesmo em Besitkas! Ah e mais um carregador por 10 liras, porque os três telemóveis e três carregadores que ela trouxe estão todos de greve aqui na Túrquia.
Na noite da Mariana, estávamos a preparar para sair e as nossas queridas senhorias Deniz e Dilan apareceram cá em cima com uma garrafa de Tequilla e 6 copinhos com sal e limão. Cada um bebeu 4 shots para acabarmos com a garrafa. Seguimos para um barzinho simpático com a nossa alemã Ula e conhecemos o canadiano Curtis e o alemão Axel. E momentos antes a nossa amiga protuguesa Mariana deu de presente à Mariana aniversariante uns folhados de pistacho chamados Baclava. A nossa prenda para ela foi um Narguile :D que a fez tão feliz a ela e a nós porque é muito prático ter uma coisa daquelas cá em casa!
À volta para casa de noite, apanhámos um táxi, como éramos 4 ficava quase o mesmo preço de apanhar o dolmus e este não vai até à nossa rua, mas tivemos a sorte (ou o azar) de ir com o taxista mais louco de Istambul: como estávamos um bocado aceleradas pedimos ao senhor para aumentar o volume do rádio e ele abusou! Estávamos a ouvir uma compilação do Michael Jackson aos altos berros e a curtir imenso a viagem.

Tivemos a nossa grande desilusão turística: o Grande Baazar que tanto se lê nos guias e que têm coisas bonitas e baratas onde as pessoas podiam regatear… Na verdade não é bem assim, aquilo parece mais um supermercado com as bancas arrumadas e indicações! À entrada uma senhora passou com um aparelho nas nossas malas e câmaras :S À saída vimos uma pequena apresentação de uma dança estranha por uns homens vestidos com umas saias brancas!
Para voltar para a nossa zona temos que apanhar um ferryboat por 1,5 liras (mas como temos um cartão tipo passe que vamos carregando fica mais barato), mas decidimos ir dar uma volta por dentro do parque Günhane.
Houve um dia que a Ula levou-nos ao meio-dia a um minúsculo restaurante típico ali em Besiktas para tomar o pequeno-almoço turco, que consiste em: queijo com mel, pão, azeitonas, tomates, pepinos, queijo de cabra (que o Fred adorou) e ovos estrelados. Para nós foi já um almoço. Pagámos 10liras cada mas outros testemunhos dizem que é mais ou menos consoante o humor do senhor.


Nessa tarde decidimos ir a Ásia de ferry :D quando pisámos o outro continente não sentimos grande diferença, mas vimos uma coisa pela primeira vez aqui: Ciganos! Não fomos aos sítios turísticos então o que passeamos por bairros bonitos até começar a chover.
E nisto é sexta e tinha-nos prometido uma erasmus party. Entretanto conhecemos um miúdo Grego/Italino que é da nossa universidade Yildiz! Mas do curso Relações Politicas Internacionais (ou qualquer coisa desse género) e ele foi excelente porque nos avisou que ia haver uma reunião de estudantes Erasmus as 17h30 na Yildiz. Mas antes disso peguei no Fred e fomos à procura do Parque Yildiz! Andámos uma rua enorme sempre com um muro a separar-nos do parque até que chegámos a uma parte na rua principal paralela ao mar, e aí na Policia encontrámos uma entrada! E raios partam os turcos e a sua mania de ruas a subir e descer muito íngremes! Acho que a cena é: é melhor ir para lá de carro e depois passear por lá porque há muito que explorar. Nesse café uma tosta mista era 4 liras, um bolo de chocolate 5,5 e água 1 e esta foi a mais estranha que vimos porque veio em copinhos fechado de plástico, tipo iogurte!




A reunião até nem foi má, aliás ajudou-nos, e ajudará se precisarmos de alguma coisa, mas os powepoint mataram-nos! Este grupo para além de ajudar, organiza festas e viagens a fora de Istambul o que me parece muito bem. Parece que vai haver uma Flash Mob e uma parade de Erasmus de outros países.
Jantámos todos juntos num restaurante aqui em Besiktas com uma vista bonita para o Bósforo (muito bonito para levar alguém especial) e comemos kebap e dümers por 8 e 6 liras incluindo aperitivos picantes e chá. Na nossa mesa estavam dois checos super cómicos e simpáticos. Seguimos todos para Taksim e enfiaram-nos a nós, 25 erasmus, dentro de um bar escuro pequeno e com mau gosto na musica. Então juntamente com os checos fugimos para casa deles por um bocadinho onde conhecemos outros eramus e foi muitooo engraçado.
Entretanto o nosso amigo turco Çagatay disse-nos para irmos para um night club chamado Peyote, mas o grupo onde estávamos queria ir para uma festa tecno e eu disse ao Fred “se virmos o tal bar onde eles estão podemos ir lá?” ao qual respondeu “qual é a probabilidade de encontrarmos nestas ruazinhas todas esse bar especifico?!” e onde é que era a festa tecno? No Peyote!! Depois de umas horinhas lá a dançar, eu e a mariana rodeada de miúdos estranhos mas simpáticos (incluindo um Antonio Banderas versão francesa) seguimos para uma festa de drum and bass! Aí sim foi agressive, primeiro estavam a cobrar aos rapazes 6 liras e o club estava vazio e quando eles viram que ninguém ia entrar fizeram grátis :P Parece que a casa-de-banho era muito peculiar porque era tirada de um filme de terror!
E chegou esta manhã, sábado, e era a nossa vez de irmos comprar e arranjar o pequeno almoço turco, com todas aqueles ingredientes que eu referi em cima e soube-me mesmo bom!
Ainda me derreto toda sempre que vejo um gatinho a ser querido comigo e me deixa pegá-lo e fazer festas… E por isso hoje decidi



AMANHÃ VOU ARRANJAR UM GATO AQUI PARA O NOSSO ANDAR :D


Lista de Supermercado (o mais barato até agora encontrado)
Leite – 1.69liras
Manteiga – 4liras
Nesquick 500g – 4.90liras
Atum 100g - 2.5liras
Água 50ml - 0.5liras
Empanadas de carne ou batata - 1.25liras
Chá - 1lira
Kebab - 3liras
Menu Chicken Burguer King - 5.95liras
Cerveja 1l - 5liras
Baguete - 0.90liras
Tres peitos de frango - 3.14liras
(no geral é tudo muito barato, mas depois há coisas que não entendemos como podem ser tão caras como o Azeite, a Carne, o Atum e Natas. E nem sequer existe Leite condensado!!)

Marta,
tenho dito.

5 comentários:

  1. Qualquer semelhança entre esta descrição e um texto de Bruno Aleixo é mera coincidência, certo? Gostei dos pormenores e dos preços de tudo o que compraste aí. (Agora fiquei com saudades do Punkie :/ )
    Isso aí é só festas, meu chapa! :P
    Continua a divertir-te e a descobrir isso *

    ResponderEliminar
  2. Realmente esta semana e meia foi só festa.Espero que acalmei.
    Mãe

    ResponderEliminar
  3. eia....eu quero uma lampada do aladino!! ninguem quer oferecer-se pra me trazer uma?? (e ja agr uma massacora embrulhada!!!)

    ResponderEliminar