quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Estudo de Mercado

Chegámos ontem e já temos tanto para dizer…

Depois de 7 horas de viagem (que segundo a mariana passaram a correr porque ela dormiu o caminho todo) chegámos ao aeroporto de Istambul! Foi surpreendentemente fácil orientarmo-nos no aeroporto onde depois de uma graande fila à espera do carimbo do visto conseguimos sair com todas as malas na mão. Quando saímos do aeroporto aparece um velho turco que fez as negociações com o taxista (que não dizia ma única palavra de Inglês) e que foi a nossa salvação apenas por uma gorjeta de 1 euro e qualquer coisa! :D

Nós chegamos em plena hora de ponta e já dentro do táxi, percebemos o quão caótica é a condução por aqui… Depois de um telefonema para o nosso housemate, Dieter, lá marcámos um spot (o famoso Starbucks) e tentámos pedir ao taxista para nos deixar lá (foi difícil mas conseguimos). Quando chegámos a Barbaros Bulevard caiu-me o maxilar, é uma avenida enorme que se à noite, cheia de neons, parece TImes Square (até os Taxis são amarelos NY). Saímos do táxi e em segundos duas pessoas vieram ter connosco, apresentando-se, o supracitado, Dieter que é alemão ou polaco (ainda não consegui perceber muito bem) e a Denize que é Turca e é nossa senhoria. Eles ajudaram-nos com as malas, que eram muitas e pesadas, e disseram: “it’s a bit far”. Nós tínhamos visto no Google maps e achámos que não era assim tão longe… o que o Google maps não nos diz é que é a subir, mas de uma maneira que parece as ruazinhas da alta de Coimbra… Em conclusão? Chegámos a casa mas aqui o Fred estava meio morto, asmático e a primeira coisa que disse quando entrou em casa foi: “I cannot Breath!”. Eles foram muito simpáticos e antes nos fazerem subir 3 andares para os nossos quartos, levaram-nos para a cozinha principal, onde nos fizeram um chá turco (o nosso primeiro!) que é óptimo! Até a Marta que não gosta de chá lá fez o esforço, por respeito, e bebeu-o. Passados alguns minutos chegou a Dylan, que é prima da Denize que tem uma outra casa aqui muito perto também cheia de Erasmus (e ao que parece aos sábados acontece um pequeno almoço tradicional, que dura umas horas, com as duas casas juntas) e que é muito simpática e deixou-nos muito à vontade. Entretanto foram aparecendo umas pessoas da casa e outras que não eram e que ainda não sei os nomes, porque são muitos e muito complicados. Por outro lado, consegui perceber que cá em casa somos 10 pessoas e dois cães entre, turcos, polacos, alemães, americanos e ingleses. De seguida, eles foram-nos mostrar a casa toda, que é linda e totalmente Erasmus :) (tirando a casa de banho que é a coisa mais estranha da vida…mas já percebemos que são todas assim... e que vai ser uma grande aventura…)

No dia seguinte, combinámos levantarmo-nos as 10h30 para irmos à faculdade… E assim foi, fomos tomar o pequeno almoço ao StarBucks e seguimos para a faculdade, que fica mesmo a 5 minutos de casa :D Chegámos à faculdade e a palavra Erasmus pareceu-me mágica, pois bastava dize-la para as pessoas sorrirem e abrirem portas. A faculdade é ENORME e linda de morrer, cheia de jardinzinhos e centenas de gatos (em Istanbul há milhares de gatos espalhados pelas ruas…e todos bem simpáticos!). Tratámos das papeladas todas e seguimos jardins a baixo (onde vimos alguns parques de fitness hilariantes) em busca de um OtoBus ou um Dolmus para irmos até Taksim com o intuito de comprar telemóveis turcos!

Lá conseguimos apanhar um OtoBus e perceber qual a paragem de Taksim… Quando chegámos à rua principal de Taksim fiquei abismado e fascinado com a quantidade de pessoas que por ali andavam… Nas ruas, ouviam-se rezas e a multidão (mais as rezas), cheirava a velas e comida e tudo brilhava. Estivemos cerca de 3 horas a passear pela avenida e a ver lojas e não vimos sequer metade… Conseguimos comprar os cartões e registar os telemóveis (aqui é uma complicação arranjar um telemóvel turco) e aqui está o número 053 972 582 16: TELEFONEM! :)
Bem, voltámos para casa de Dolmus, que é um carro de 9 lugares onde toda gente entra e levam-nos para um destino fixo, como um táxi mas para muita gente… Fomos às compra buscar coisas para as refeições pequenas…



(Taksim)





(Fitness park)

(a terra dos gatos)


(A agua pinar)


(O quarto do Fred)



(A casa de banho mais estranha das nossas vidas)


(a cozinha do nosso andar)



(o quarto da Mimi)


(o quarto da marta)




Bem, vou dormir que já muuuito tarde e acabámos de vir da nossa primeira festa de arromba, depois acabo as nossas aventuras…

XoXo, Fred, tenho dito.

8 comentários:

  1. Bem, não sabia da existência deste blog, mas agora que sei, vou vir aqui todos os dias à espera das novidades mais fresquinhas! Esperam que se divirtam imenso e aproveitem, que isto depois de se começar a trabalhar, é uma rotina...
    Beijocas,
    Catela, a mais velha! ;)

    ResponderEliminar
  2. AHHHH ainda bem que a palavra ERASMUS é mágica aí, por aqui não :(
    (aqui só ouvimos boquinhas..enfim)
    tenho a dizer MUITO BEM, por já terem telemovel turco, eu levei quase um mês para ter um espanhol!
    E quero saber tudo sobre as festas de arromba para ver se é como aqui :p
    BEIJOOOOOOOOOS PARA OS TRÊS

    love, Ana

    ResponderEliminar
  3. Lindo!!!

    Vão contando mais coisas... estou a ler tudo e a sentir que regressei a Linz, no MEU ERASMUS!!! lindo...

    Caxu

    ResponderEliminar
  4. meus amores, to aqui sentada em frente a este mono a roer-me toda de inveja...saudavel claro!!
    isso parece tudo muita giro...ate á casa de banho achei piada!!
    digo-vos mais dava o cu e 5 tostões para puder ir ai ter com voces!! :P
    aproveitem bem e divirtam-se muito
    beijiiinhos grandes com saudades **

    ResponderEliminar
  5. muito boa descrição e tudo o que se passa por aí, foi muito bom ler. =)
    Continuem a escrever, a tirar fotos e a fazer inveja. xD
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Fotografias vencedoras: a dos gatos e a da casa-de-banho.

    ResponderEliminar
  7. Fogo, agora estou com inveja. Isso parece ser mesmo muito interessante.
    Boa descrição disso tudo.
    Continuem aí a divertir-se.

    ResponderEliminar